Contatos

Azinhaga do Casquilho Nº 1

Phone: +351218540360

Mobile: +351963469546

Web: http://www.elosocial.org/

Quem Somos

Home/Quem Somos
Quem Somos 2017-04-18T16:04:51+00:00

Elo Social

A Elo Social – Associação para a Integração e Apoio ao Deficiente Mental Jovem e Adulto, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sediada em Lisboa, Portugal, considerada Pessoa Colectiva de Utilidade Pública, nos termos dos artigos 7º e 8º do Decreto Lei nº 119/83 de 25 de Fevereiro, vocacionada para o apoio às pessoas portadoras de deficiência mental, nos vectores de formação, emprego, apoio ocupacional e apoio residencial, tendo como grande objectivo promover a sua integração social e qualidade de vida.

Fundada a 24 de Outubro de 1983, a Associação, com o apoio do Estado e os apoios mais diversificados da sociedade civil, conseguiu edificar um conjunto de estruturas onde, actualmente, são apoiadas 103 pessoas, com deficiência de nível ligeiro, moderado, severo e profundo, nas respostas sociais de: Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), Centro de Emprego Protegido (CEP) e Lar Residencial (LAR).

Missão, Visão, Valores

A missão do Elo Social é procurar por todos os meios melhorar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas com deficiência e das suas famílias.
Para o cumprimento da Missão, o Elo Social defende que:
Todos os projetos e respostas estejam centrados na Pessoa;
Se deve apostar no desenvolvimento e auto-determinação das pessoas com deficiência;
Importa intervir junto da sociedade, a fim de assegurar os direitos dos cidadãos com deficiência e suas famílias;
Seja organizado para cada pessoa com deficiência um projeto de vida ao longo do seu ciclo de vida;
A Instituição esteja aberta à mudança e funcione com Solidariedade e Ética
São os constantes do Código Ético do Elo Social:
A Dignidade e o Valor da Pessoa; a Igualdade; a Família como base de Inclusão; Serviço; Apoio Mútuo; Participação; Ausência de fins lucrativos e transparência na Gestão; Qualidade; Solidariedade.
Esta segue três eixos fundamentais:
A promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias;
A promoção e defesa dos princípios e compromissos éticos na intervenção;
A melhoria contínua assente nos processos de todos os Serviços que presta.

O Progresso

Temporariamente, o número de beneficiários aumenta, fruto da participação em programas nacionais e europeus, que visam a orientação – formação – inserção profissional das pessoas portadoras de deficiência ligeira e/ou públicos desfavorecidos.

Em 2003, ao abrigo do Estatuto de Mecenato Social, foram reconhecidos de Superior Interesse Social as actividades desenvolvidas por esta Instituição. (Desp. Conjunto nº 616/2003, D.R. nº 119 de 23/ 05/ 03.

Mais recentemente, em 2012, sua Excelência, o Senhor Presidente da República agraciou o Elo Social como “Membro Honorário da Ordem de Mérito”, na Cerimónia oficial do 10 de Junho de 2012 do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Eis uma breve resenha das credenciais da Associação Elo Social que há mais de duas décadas, nas suas práticas, tem procurado abrir novos caminhos e permanentemente inovar nas suas metodologias, em ordem à promoção do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas com deficiência na idade jovem e adulta.

Convidamos a que nos conheçam, que connosco interajam, a fim de, com o contributo de todos, possamos cumprir o objetivo da melhoria contínua em que estamos apostados.

A informação disponível no nosso site, para além de proporcionar um melhor conhecimento do nosso trabalho, ainda o mantém actualizado sobre todos os eventos e actividades que o Elo Social desenvolve.

Este “Site” traduz mais um compromisso no sentido da disponibilização progressiva de informação “online”, abrindo novos canais de comunicação com os pais e famílias das pessoas com deficiência, melhorando a qualidade do serviço que nos cabe prestar e, finalmente, proporcionando maior transparência à acção que desenvolvemos.