Projeto Laços

/, Noticias, Uncategorized/Projeto Laços

Projeto Laços

O projeto “Laços” – lar para Pessoas Idosas, inscreve-se nos objetivos e missão do Elo Social que visa a criação de respostas à pessoa com deficiência e suas famílias em ordem à promoção do seu bem-estar e qualidade de vida.

No decurso dos mais de 30 anos da existência da Associação, assistimos ao processo de envelhecimento dos Pais dos clientes/utentes com deficiência da Instituição, à sua progressiva dependência e às inexoráveis consequências de separação, sempre dolorosas, entre os pais e filhos.

De facto, se a quebra dos vínculos afetivos é um processo penoso na generalidade da população, ela ganha proporções de dramatismo e elevada penúria nos pais, que no final de vida, em razão da sua dependência, se veem obrigados a separar-se fisicamente do seu filho com deficiência.

Foi neste sentido que, há mais de 6 anos, sonhámos o projeto “Laços” – Lar para Pessoas Idosas, que tem por objetivos:

  • Criar uma resposta integrada para os pais das pessoas com deficiência apoiados pelo Elo Social, de modo a fomentar e preservar as relações entre pais e filhos, neste último período de vida dos pais.
  • Contribuir para o bem-estar emocional de pais e filhos para a melhoria das diferentes dimensões da qualidade de vida.
  • Proporcionar serviços permanentes e adequados no apoio à problemática biopsicossocial das pessoas idosas.
  • Fomentar as relações intra e extrafamiliares, a fim de evitar o isolamento e promover a inclusão social dos residentes
  • Promover o estatuto da pessoas idosa como elemento portador e transmissor de saberes, cultura e histórias de vida.

A fim de cumprir o objetivo central, ou seja preservar e fomentar as relações entre os pais dependentes e os seus filhos com deficiência, entendeu-se implantar este projeto no espaço disponível para construção, no interior da sede do Elo Social.

Com esta opção, acreditamos ver diminuídos significativamente os custos de construção, tendo em conta a natural rentabilização das estruturas de apoio já existentes.

Foi graças ao empenho desinteressado do Arq. Gomes da Mota e de toda a sua Equipa que, no último ano, foi possível, dar um passo decisivo rumo à concretização “deste projeto”. Após a elaboração do projeto de Arquitetura e da submissão a aprovação ao Instituto da Segurança Social, foi possível obter a aprovação do licenciamento da obra a edificar, para o que se torna ainda necessário o desenvolvimento dos projetos das diferentes Especialidades.

Acreditamos que, no decurso de 2015, estejamos em condições de proceder ao lançamento do concurso e iniciar as obras de construção, caso existam condições financeiras para o fazer.

A estimativa de custos da implementação do projeto ronda 1.300.000,00, pelo que teremos de recorrer-nos de financiamento nacional e comunitário, caso o Quadro Estratégico Comum 2014-2020 venha a priorizar a criação deste tipo de Respostas Sociais.

Entretanto, como o Elo Social já provou saber fazê-lo tão bem, não nos demitiremos de procurar ativamente apelar à responsabilidade social de Entidades Oficiais, Empresas e à Solidariedade dos Cidadãos para angariar uma quota parte no financiamento de mais este projeto. E porque esta nova realidade se avizinha a passos largos, cumpre a cada Agente do Elo Social participar na idealização dos aspetos funcionais de mais esta resposta social, para que a mesma integre harmoniosamente no complexo físico e humano da atual Organização.

By | 2017-01-04T13:01:23+00:00 Julho 20th, 2015|Blog, Noticias, Uncategorized|Comentários fechados em Projeto Laços

About the Author:

Contatos

Azinhaga do Casquilho Nº 1

Phone: +351218540360

Mobile: +351963469546

Web: http://www.elosocial.org/